sábado, 27 de março de 2010

Infoproletários desvenda a alienação do trabalho Informacional

Dica de uma ótima leitura, Infoproletários foi lançado no final de 2009 . Organizado por Ricardo Antunes e Ruy Braga, o livro traz uma série de artigos que discutem a precarização do trabalho na chamada sociedade informacional. Os textos tratam com lucidez e tom crítico a situação de milhares de trabalhadores que penam em condições precarizadas de trabalho naquele setor que aglutina o que temos de mais avançado em tecnologia mas apresenta um cotidiano de trabalho que remete as linhas de produção do século XIX, com controles rígidos e intensa pressão por produtividade. Esta contadição faz com esses trabalhadores ditos informacionais tenham uma visão fragmentada e grande dificuldade em se organizar e desenvolver uma consciência de classe, afinal enquanto programadores de softwares se deslumbram com práticas empreendoristas, os operadores de telemarketing não conseguem enxergar a sua reificação nessa rede globalizada.


Outra discussão realizada no livro é a crítica feroz as ideologias que tentam de toda forma negar a centralidade do trabalho como fundamento ontológico do ser social, e construir a ideia que vivemos em uma sociedade sem tensões de classe e com uma relação consensual entre capital trabalho, conceitos como " sociedade pós-industrial", " sociedade da informação" são desmascarados e postos em suspeição como legitimação ideológica da nova fase da sociedade do capital.


O livro também nos leva a pensar possíveis alternativas para superarmos esse estado de coisas, e desenvolvermos estratégias de possíveis análises para pensarmos essa nova morfologia do mundo do trabalho e da classe trabalhadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário