sábado, 21 de novembro de 2009

Homenagem Adoniran Barbosa




Adoniran Barbosa, nascido João Rubinato em 06 de agosto de 1910 na cidade de Valinhos,SP.

Adoniran, como poucos compositores paulistas, descreveu em suas letras a cidade de São Paulo, com suas tensões e contradições, narrando como um cronista o cotidiano daqueles homens e mulheres que estavam a margem das transformações urbanas da cidade nas décadas de 50 e 60.

Ele foi um observador atento e afetivo, catalisador de mudanças e permanências, capturando em suas músicas fragmentos do dia-a dia da cidade que se transformava.

Suas canções expressavam com maestria e irreverência a vida do homem comum, com seu português "mal-falado" mas muito bem entendido, fazendo de suas músicas obras eternizadas na memória musical de todo o país, a força de suas canções se manteve presente na memória de diferentes gerações.

Quem consegue esquecer versos de "Saudosa Maloca", "Iracema", "Trem das Onze", entre tantas outras que são cantadas até hoje em toda roda de samba em qualquer lugar do Brasil.

Destacou-se também como rádio ator, encarnando tipos caricatos do cotidiano das favelas paulistanas, o mais famoso deles foi Charutinho que com sua mulher Pafunça estrelavam um dos programas de maior audiência da Rádio Record no final da década de 60, Histórias das Malocas. Este programa primava por diálogos permeados por humor e crítica social, os ouvintes se emocionavam, se identificavam e riam com Charutinho e sua turma.

Ao retratar uma realidade tão cruel, Adoniran denunciava os conflitos urbanos, dramas sociais e o cotidiano das malocas.

Por isso Adoniran Barbosa merece toda nossa admiração, figura emblemática do samba paulista e da música popular brasileira, poeta e cronista que através da escrita e de sonoridades se tornou reconhecido como a " a voz da cidade".




Nenhum comentário:

Postar um comentário